Projeto Cartas: Uma carta sobre tentar de novo

Oi, você. 

Esses dias, eu estava lendo um livro sobre espiritualidade xamânica, baseada em arquétipos. O livro era em espanhol. Não gosto de espanhol. Eu entendo bastante o idioma, mas às vezes tive de recorrer ao tradutor. Uma das expressões que li foi Volver a mirar, que significa  olhar de novo

Eu não acho que olhemos as coisas, as ideias, as pessoas e a nós mesmos de novo, com frequência. Talvez porque a vida corre e necessita que estejamos em constante movimento. E esse movimento quase nunca é o de dar uma nova chance. O tempo não nos dá essa permissão. O tempo corre, quase sempre atrás da gente, pra nos lembrar que parar e rever o todo é desperdício.

O tempo nos diz: Levanta daí

Só que seguir em frente não é, exatamente, tentar de novo. Tentar de novo é recomeçar - isso mesmo, do zero. Percebendo o que deu errado lá no início. Tentar de novo é um amanhecer. É quando a gente abre os olhos sabendo que tem dezesseis horas pela frente, e que elas são a nossa nova possibilidade. Essas dezesseis horas podem nos permitir olhar de novo. 

E esse ato de voltar não significa fazer tudo diferente, mas saber identificar o que deu certo e o que ferrou a gente. Voltar não precisa ser cansativo, mas é sempre uma reconstrução. Aquela coisa de se refazer, de ser paciente com nossos erros e de lembrar que os outros também vão errar - consigo mesmos e com a gente. 

Olhar de novo não é fingir que os erros não aconteceram, mas saber guardar o que ficou de melhor. Tentar de novo é saber o que aprendi ontem para seguir nesse caminho. Não rumo à perfeição, mas à melhor versão do que meu coração suporta. Ao melhor amor que eu posso me dar. 

Tentar de novo é oferecer um amor calmo. A mim. E aos outros.

Não importa se eu ainda não sei amar. Não importa se os outros não me ofereceram o amor que eu achei que quisesse. 

O que importa é que, ao tentar de novo, existe carinho.

E o amor vai dizer: Tudo bem.

Ele não vai te obrigar a sair do lugar correndo, não vai querer que você esteja na tempestade. Ele vai saber que você precisa desse momento para olhar de novo. E, assim, vai poder olhar mais vezes para o horizonte e pensar que um novo amanhecer virá. 

E ele vai vir. Daqui sete horas ou um dia inteiro. 

Imagem: Brooke Shaden.

~

O Projeto Cartas é temático e mensal. 

Logo mais, eu e a Karol postaremos os próximos temas do ano ;)


Love, Nina :)

Nenhum comentário:

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.